terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Abnegação de um Discípulo

Sabemos o valor da identidade e em muitos casos, gostamos bastante da identidade que nos atribuem ou aquela que buscamos ter. Só que nem sempre é analisado e avaliado o investimento que é necessário para alcançar aquele patamar. Há profissões que são necessários anos de estudos, outras que requerem muita abnegação. Percebemos que sempre há algum investimento que se faz necessário, e para ser um discípulo não é diferente.
Ser um discípulo não é apenas uma questão de nomenclatura ou status. Um discípulo é reconhecido pelo que pensa, faz, diz ou pelo que é e assim, o identificarão com o seu mestre ou mentor. As autoridades, os anciãos e os escribas ao perceberem a intrepidez de Pedro e João, sendo eles iletrados e incultos, chegaram à conclusão de que “eles estiveram com Jesus” (At 4.13).
Lucas em seu Evangelho nos apresenta três homens que tiveram a oportunidade de serem discípulos de Jesus, mas mostraram não estarem preparados para tal projeto. Este relato é encontrado no capítulo 9.57-62 e neste podemos refletir sobre a nobre identidade de um discípulo e para tal, é necessário observar algumas implicações. Estas implicações podem ser observadas nos diálogos de Cristo com cada um destes homens.
A primeira implicação é possível ver no episódio ocorrido com o primeiro homem (57-58). De acordo com Mateus 8.19, ele era um escriba, que afirma querer andar com Jesus. Mas ao ser interpelado pelo Salvador percebemos que ele não estava disposto a abrir mão de algumas regalias. Seguir a Jesus é uma experiência rica e maravilhosa, mas nem sempre é fácil. Jesus, sendo Filho, não tinha onde reclinar a cabeça. Quando vemos os apóstolos e tantos outros mártires, que abdicaram de tudo e da própria vida, para se manterem como discípulos de Jesus, percebemos que há um custo, e o discípulo deve estar ciente disto. A Jeremias custou ser jogado em uma cisterna e lá ficar atolado na lama, mesmo ele exercendo fielmente a sua identidade de profeta. A José custou uns anos na prisão, mesmo sendo ele inocente e reto diante do Senhor. A Paulo e Silas o custo foi o de serem açoitados, mesmo sendo eles os instrumentos do Senhor para libertar uma jovem de demônios e de seus senhores opressores.
É interessante o convite feito por Paulo a Timóteo: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo” (2Tm 2.3). Um discípulo passará por sofrimentos, como vemos na vida do apóstolo Paulo. E neste contexto de Timóteo, ele é convidado por Paulo para sofrer junto com ele. Um bom discípulo e soldado participa dos sofrimentos dos santos. O sofrimento faz parte da vida de um discípulo. Cristo disse que seríamos como ovelhas no meio de lobos (Mt 10.16), e o apóstolo Paulo, citando o Salmo 44 disse que por amor a Deus, seríamos entregues à morte o dia todo, e seríamos considerados como ovelhas para o matadouro (Rm 8.36). Um discípulo não tem uma vida de luxo, pelo contrário, ele deve carregar a sua cruz, ser afligido, rejeitado e provado.
Já no segundo episódio (59-60) podemos ver algo bem interessante. O segundo homem teve a honra de ser convocado por Jesus, diferentemente do escriba. Este homem teve a sublime oportunidade de ser um discípulo escolhido pelo Senhor. Uma convocação como a nossa, onde o Senhor nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz (1Pe 2). Nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, –segundo Paulo escreve aos irmãos de Éfeso – passamos a ter vida em Cristo Jesus.
Mas este segundo homem parece não ter entendido a dimensão deste chamado. A narrativa nos revela que ele tinha algo mais importante, a prioridade da sua vida naquele momento era sepultar seu pai. É possível que esta resposta dada a Jesus revela o desejo que este homem tinha de esperar pela morte de seu pai, aproveitar os possíveis últimos dias de vida, para depois de sua morte, ele seguir a Jesus.
Jesus aqui não o incentiva a desonrar seu pai, mas sim, mostrar a este homem que a pregação do Reino de Deus deve ser a prioridade de um discípulo, e que isso é mais importante que qualquer coisa. Hernandes Dias Lopes expressando sobre a importância da pregação disse:[1]
“Todo chamado é um enviado. Quem encontrou o Pão da vida, não pode sonegar esse Pão aos que perecem. Aqueles que foram arrancados do império das trevas, não podem deixar de levar a luz do evangelho aos que jazem nas trevas. Aqueles que foram perdoados, não podem deixar de avisar aos que jazem perturbados pelos seus pecados, que Deus é rico em perdoar e tem prazer na misericórdia”.

Esta é uma necessidade que urge e todo discípulo a deve ter como prioridade.
O terceiro e último episódio (61-62) mostra mais um homem que se dispõe a seguir a Jesus, mas parece não estar tão determinado a isso. Ele pede para primeiro se despedir dos da casa. Talvez este seja o diálogo mais intrigante desta perícope, pois poderíamos argumentar: “Que mal há em uma despedida”? Afinal, este mesmo pedido foi feito por Eliseu à Elias e na ocasião lhe foi concedido (1Rs 19.19-21). O texto não explica o porquê, mas temos confiança plena que Jesus, conhecedor do que passava no coração das pessoas, sabia que este homem não estava com o coração totalmente engajado no Reino e por isso, fala sobre a importância de não olhar para traz. O discípulo é chamado a olhar para frente, chamado para avançar e por isso não pode ter alguma coisa que o prenda e o faz olhar para traz.
Possivelmente o coração deste homem estava dividido. A nobre honra de ser um discípulo não permite que o discípulo tenha o pé em uma canoa e o outro pé em outra canoa, pois certamente as canoas terão destinos diferentes.
Ser um discípulo de Jesus é nobre, ímpar e sublime. É necessário lembrar que juntamente com esta honra, há responsabilidades as quais não podem ser esquecidas. Essa identidade requer saber que há um custo, sempre haverá o que abrir mão para que o Reino de Deus seja prioridade e somente conseguirão ser discípulos assim, aqueles que forem determinados e resolutos. Todos quantos são discípulos de Jesus buscarão essas qualificações.
Em um contexto de liderança tão pluralista, sincrética e apática, se faz necessário que na igreja de Jesus tenha líderes corajosos, comprometidos com o Reino, comprometidos com Jesus e que tenham entendido o chamado de Jesus feito a eles para servirem como impávidos discípulos.




[1] http://hernandesdiaslopes.com.br/portal/evangelizacao-o-tempo-e-agora/

16 comentários:

  1. Boa iniciativa!! Estaremos por aqui. Fazer discípulos foi o que Jesus nos pediu, importante lembrar em tempos onde se parece que a igreja está
    interessada em fazer associados e estabelecer franquias.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo. Este continua sendo o nosso desafio, fazer discípulos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Desafio: Continuar sendo bons discípulos e fazer bons discípulos de Jesus.

      Excluir
  3. Obrigada pastor qye Deus continue usando vc

    ResponderExcluir
  4. Obrigado. Desejo que Deus, em sua infinita misericórdia e graça me ensine a ser um discípulo e me use em Sua obra.

    ResponderExcluir
  5. Otima explanação Cicero, nos faz refletir.
    Vivemos num mundo de muitas atividades e compromissos, nao podemos deixar de honrar a Deus com o nosso tempo.

    Parabéns pelo Blog
    Abraço Guto (SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guto!
      É isso aí! Em nossa "agenda", o tempo com o Senhor e de serviço a Ele deve ser prioritário.

      Excluir
  6. Ótima mensagem, que possamos buscar isso, cada vez mais verdadeiramente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa!
    Gosto sempre de suas mensagens
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Mônica, Fico contente pelo seu apoio. Em breve postarei outro artigo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Muito boa reflexão. Muitos penduricalhos temos em nossa vida. "Desenbaraçando de todo peso que insistentemente nos assedia" O que nos impede de servir a Jesus de forma total? Ótima reflexão pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido irmão Jether. Toda honra e glória é do nosso Senhor!

      Excluir
  10. Muito bom pastor que Deus o abençoe srmsem e que agora o senhor pastor continue a escrever.

    ResponderExcluir

O Foco é no Senhor

Servir ao Senhor é um privilégio e um desafio. Entender o que é êxito na vida ministerial faz parte do desafio. Alguns procuram métodos, mo...